sábado, 10 de julho de 2010

Vila das Mangueiras


O que faz com que as pessoas escolham por habitar em prédios? A possibilidade de morar nos nossos  centros urbanos tão adensados?  A segurança que um condomínio promete?  Os espaços comuns que o prédio oferece, tão distantes da realidade de uma casa média?

É claro que os edifícios de apartamentos também trazem pontos negativos sobre o habitar. A proximidade com os vizinhos, o barulho, o preço alto do condomínio, a falta de um espaço privado que possa servir como  quintal, a falta de ritmo que os apartamentos, todos iguais, produzem, a incapacidade que Os moradores têm de ampliar suas moradias. 



Ainda, é possível criar um edifício que equilibre as vantagens e diminua as desvantagens, para que o morador tenha o conforto e as possibilidades de uma casa com o lucro dos apartamentos. 


É preciso que se tenha em mente inúmeras considerações na hora de promover um adensamento muito grande em um local. Primeiro é a qualidade de vida do lugar, é preciso prezar sempre para que não só o edifício promova qualidade para quem o habita, mas também que a construção não venha trazer problemas para a região em que ela foi implantada, para além, que ela procure aprimorar a vida.


Para isso, nós trazemos para o edifício uma área pública, que serve ao comércio de pequeno porte, padarias, pequenas lojas, cafeterias, entre outros, uma praça que atende tanto à região como serve de área  de lazer de qualidade aos moradores dos  prédios. Um estacionamento de 150 vagas supre a necessidade tanto do comércio quanto da habitação.


A circulação acontece pelo lado externo dos edifícios, passarelas de dois metros ligam os apartamentos entre si e às escadas. Pequenos espaços são criados nelas pelos vazios dos apartamentos, eles servem  de lugar de estar, servem para que as passarelas não morram suas potencialidades apenas na circulação. É um lugar que deixa de ser público e se torna dos Moradores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário