quarta-feira, 5 de maio de 2010

O projeto final (quase final)

O projeto partiu de um ideal de ser ter mais áreas que se interpelem possiveis. Isso é, sem portas e divisórias que dividissem a casa, segregando o espaço por funções. Habitar é conviver, é trocar, é estar sozinho quando preciso, é trabalhar, dormir, cozinhar, comer, ver tv.. e a casa deve atender com qualidade a todas essas ações.

A parte mais privada da casa, que são os quartos e o banheiro, eu fechei em um módulo único, que seria o componente fechado do projeto. Enquanto todo o resto da casa poderia se abrir para o exterior.

Estudos:

Os estudos mostram em planta, o primeiro, e em corte, o segundo, as áreas de circulação (em rosa), serviço (amarelo) e estar/lazer (azul), além disso, os quartos e banheiro (vermelho).




A planta, em verdes os quartos, o unico lugar da casa onde o piso é diferente. A intenção é que o piso crie um harmonia, que integre o que é exterior com o que é interior e que até confunda.

As portas camarão que servem de fechamento, permitem que a sala se comunique com a parte da frente da casa. elas se abrem criando um espaço que serve a novos usos. a intenção é que os móveis como mesas e
sofás sejam escamoteáveis, de modo que a liberação do espaço seja a maior possível.

O corredor que liga os quarto é coberto por brise, que pode ser aberto ou fechado de acordo com o tempo. as paredes se abrem, o que melhora a iluminação e ventilação, além de dar luz a um novo lugar.

A parede externa é feita de material vazado na área que liga a cozinha à entrada.

Nos quartos, as camas e mesas também são escamoteáveis, possibilitando diferentes usos de acordo com a hora do dia.







O módulo dos dormitórios pode ser duplicado, permitindo uma ampliação da casa em um segundo andar, aumentando o espaço para três quartos e dois banheiros. Com um espaço que sobra que ainda serve de varanda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário